POSTS

COMO SE SENTIR MOTIVADO PARA ESTUDAR ESPANHOL?

Essa semana, me perguntaram se eu tinha algum conselho para quem se sente desmotivado com os estudos de espanhol e a verdade é que eu tenho alguns!

Primeiramente saiba que é normal não se sentir motivado todos os dias, ainda mais para estudar. Então, quero trazer algumas dicas para se manter focado no seu estudo!

ESTABELEÇA UM PRAZO

De fato, espanhol e português são línguas que guardam muitas semelhanças, isso quer dizer que você não precisa passar 5 anos estudando espanhol para aprender essa língua (como fazem alguns cursos de inglês por aí). No entanto, requer uma dedicação por um certo tempo! Coloque metas e desafios que você vai propor para si, por exemplo: estudar todos os dias durante 3 meses! Desse modo, nossa mente vai entender que esse esforço tem um fim e você estará mais disposto a estudar.

TENHA UMA ROTINA

Claro que para se dedicar a algo é necessário esforço e esse esforço precisa ser constante! Assim, estabeleça um horário de estudo e cumpra rigorosamente, mesmo que no começo você não tenha tanta motivação, mas entenda que esse estudo vai se tornar rotina. Para isso, não coloque longas horas de estudo, prefira poucas horas todos os dias! Exemplo: Estudar de segunda a sexta de 19h ás 19h30. Coloque um alarme, um lembrete na geladeira ou na sua agenda, mas não deixe de cumprir sua meta.

ESCOLHA UM AMBIENTE SEM DISTRAÇÕES

Estudar nem sempre é uma tarefa fácil, então lembre-se de desligar as notificações das redes sociais, fechar a porta do seu quarto (ou do seu ambiente de estudos) e se você se concentra mais sentado numa mesa com caderno e caneta, faça isso! O importante é que aquele tempo que você estebeleceu para o estudo seja usado para o estudo!

ESTUDE COM ALGUÉM

Essa dica nem sempre dá para cumprir, eu sei! Mas se der, estude em grupo! É mais difícil desistir de estudar quando se estuda com outras pessoas, até porque você não quer desapontar seu colega e de certa maneira você incentiva o outro a continuar estudando e essa troca é mutua! Além disso, procure estudar com pessoas que você tem gostos em comum, pois a língua é diversa e é importante estudar o que se gosta. Como por exemplo: é possível ler histórias de terror em espanhol.

PROCURE ALGUÉM QUE SAIBA MAIS

Ninguém nasceu sabendo tudo! Então busque aprender com pessoas que tenham maior conhecimento sobre o assunto do seu interesse, seja através de vídeos do YouTube, com um professor particular ou com um nativo, não deixe de tirar suas dúvidas, de ouvir mais informações e aprender todos os dias.

DESCANSE

Por fim, tenha aliada à uma rotina de estudos, uma boa noite de sono. É importante esse momento, pois é quando o cérebro está trabalhando no processamento das informações adquiridas. Outro ponto no aprendizado da língua é que existe o conhecimento adquirido de forma passiva, ou seja, sem a necessidade de estar focado estudando. Assista uma série, ouça uma música em espanhol e relaxe! Isso também trás benefícios para nossa mente!

DICAS ESPANHOL NO AEROPORTO - PARTE I

Sempre achei o aeroporto uma das partes mais complicadas de uma viagem, principalmente em uma viagem internacional com uma língua estrangeira!

Isso porque além das diferenças culturais e linguísticas, nem sempre há acesso à internet gratuito e tudo em aeroporto é mais caro. Além disso, existem cidades com mais de um aeroporto, nem sempre bem sinalizados. Por isso, a primeira dica é:

PLANEJE TUDO

Quando falamos de aeroporto (e viagens em geral), imprevistos sempre acontecem. Porém quanto mais preparado você estiver, mais tranquilo vai ficar e mais fácil de resolver os problemas que podem aparecer! Então, pesquise a distância do aeroporto até o hotel, opções de transporte, o valor do câmbio, documentos necessários para entrar no país e ...

TENHA TUDO EM MÃOS

Não confie na internet de aeroporto! Imprima tudo o que puder: reservas de hotel, passagem de volta, seguro viagem, contatos e endereços importantes e qualquer outro comprovante que você achar que pode ser importante (nesse caso, é melhor pagar pelo excesso que pela falta).

TENHA UMA MINI MALA NA MALA

Falando em ter tudo em mãos, prepare na mala de mão ou na mochila um pouco de tudo o que você vai precisar, ou seja, uma muda de roupa, carregador, remédios, kit de higiene e outros ítens indispensáveis. Afinal, mala perdida ou extraviada é mais comum que a gente imagina, então, leve consigo aqueles ítens que te garantem algum conforto até encontrarem sua bagagem ou te ressarcirem. Ah! No kit de higiêne para voos internacionais não pode conter embalagens de líquidos com mais de 100ml.

SALVE EM NÚVEM

Salve esses comprovantes de reservas e principalmente, documentos importantes, como passaporte, vistos e identidade, em uma pasta no Google Drive, ICloud ou qualquer outro aplicativo que mantenha salvo seus arquivos e seja necessário apenas internet para acessá-los! Caso você perca ou seja roubado, você não perde tudo!

LIBERE O CARTÃO INTERNACIONAL

Por fim, essa é uma dica simples, mas que não pode ser esquecida. Antes mesmo de chegar ao destino, é importante liberar o cartão de crédito para o uso internacional, lembrando que em geral é preferível o uso de dinheiro em espécie, porque além da cotação do banco não ser uma das melhores, ainda é cobrado uma taxa de 6,38% do valor. Mas o cartão de crédito internacional é uma opção numa emergência ou para quem acumula pontos/milhas.

DICAS ESPANHOL NO AEROPORTO - PARTE II

E como lidar no aeroporto em países que falam espanhol?

USE O GOOGLE TRADUTOR

Se tem uma dúvida, pergunte ao Google! Haha. Brincadeira à parte, o Google tradutor pode não ser a melhor ferramenta para quem quer uma tradução mais especializada, no entanto o aplicativo pode te dar uma mãozinha. Além disso, existe a possibilidade de usá-lo de forma offline! É só baixar os dois idiomas (português e espanhol) que ele consegue traduzir mesmo sem acesso à internet.

CONHEÇA ALGUMAS PALAVRAS

aeropuerto (aeroporto)

vuelo (voo)

puerta de embarque (portão de embarque)

ticket / billete (passagem)

maleta/ equipaje (mala/ bagagem)

equipaje de bodega/ de mano (bagagem de despacho / de mão)

facturar el equipaje (despachar a mala)

fila / cola (fila)

azafata(o)/ aeromoza(o) (aeromoça(o))

baño/ casa de baño (banheiro)

dinero /casa de cambio (dinheiro/ casa de câmbio)

mostrador de información (balcão de informação)

tarjeta de crédito (cartão de crédito)


FALE DEVAGAR

Acredite! É mais fácil um brasileiro entender um falante de espanhol nativo do que ao contrário. Isso porque nós temos mais sons e somos mais criativos em criar novas palavras e, assim, rompemos mais com as regras gramaticais! Dessa forma, tente falar espanhol (do jeito que você sabe), mas não tente falar português porque acha que eles vão entender! E se você não entender alguma coisa, peça para o outro repetir ou falar mais devagar: ¿Usted puede repetir, por favor?

SEJA EDUCADO

apesar de português e espanhol serem línguas diferentes, educação é bom e todo mundo gosta. Então segue algumas palavras mágicas:

Buenos días/Buenas tardes /Buenas noches (Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite)

Por favor (Por favor)

Con permiso ( Com licença)

Discúlpeme, señor(a) /Perdón (Desculpe, senhor(a)/ Perdão)

¡Gracias! (Obrigado)

¡De nada! (De nada)

AS CORES DO ESPANHOL À BESSA

¡ Hola, hispanohablantes!

Este é o primeiro post do blog e nele quero explicar As cores do Espanhol à Bessa, pois cada um representa uma parte do que eu quero transmitir aqui.

Diferentemente do português, a palavra "cor" em espanhol é masculina, então em espanhol dizemos "Los colores". Palavras assim, que possuem gêneros diferentes em português e espanhol, são chamadas Heterogenéricas , em breve eu faço um post falando específicamente dessas palavrinhas.

Neste post, eu vou falar de 3 colores: Rojo (vermelho), Amarillo (amarelo) y Azul! Que são as cores usadas no Espanhol à Bessa:

Rojo: representa a Língua Espanhola. Então os posts que falam de língua, regras gramatical, expressões idiomáticas e vocabulário em geral estão ligados à cor vermelha do Espanhol à Bessa.

Amarillo: simboliza a Cultura dos países hispanohablantes. A língua só tem sentido se ela for usada e está diretamente ligada á cultura de um povo, então sempre que o Espanhol à Bessa tratar de um traço cultural de um país que fale espanhol, o amarelo será a cor predominante.

Azul: trata do Hispanohablante onde ele estiver, assim, como um dos objetivos do Espanhol à Bessa é criar uma rede de hispanohablantes pelo mundo. Então seja no Brasil, na Espanha ou em qualquer lugar do mundo, um hispanohablante pode usar espanhol e (re)construindo a língua!

Para mais conteúdos sobre Espanhol, me segue no Instagram e no YouTube .

¡ Hasta, luego !